segunda-feira, 1 de junho de 2009

better, betha, bethânia.



lançado em 1968, o disco "recital na boite barroco" traz pela primeira vez um registro documental da força de bethânia num espetáculo ao vivo. com um repertório lindo e coeso composto por antigas canções escolhidas a dedo pela própria betha ("neste show, estou cantando as músicas que eu gosto, e da maneira que eu gosto", diz ela no início da apresentação), "recital..." ainda se mantém como um dos melhores discos da (impecável) carreira de dona mari beth.



para deixar um gostinho, eu escolhi a faixa nº 8, "lama", pela temática "abaixo o preconceito" pra frentex que a canção evoca:

http://rapidshare.com/files/203588221/08_-_Lama.mp3



p.s.: a pintura da capa é de luiz jasmin. ;]

p.p.s.: na contracapa do disco original há um texto assinado por ferreira gullar, em que ele diz, dentre outras coisas: "cantar bem é cantar como bethânia canta: com o calor da vida. é por isso que ela diz: 'sei que desafino às vêzes. mas eu também desafino na vida'. [...] o que alguns discutem é se ela é ou não a maior cantora brasileira de hoje. mas isso é uma discussão ociosa. o que é indiscutível é que algumas de suas interpretações, de músicas atuais ou do passado, atingem aquêle ponto definitivo que as torna insuperáveis. [...] isso define uma grande cantora: a capacidade de criar a interpretação definitiva, dentro de determinada época, das canções nacionais. bethânia é uma cantora nacional, dêste país, enraizada nêle, e na multidão de vozes e cantos que exprimem a nossa vida destaca-se a sua, bela, já turva, já iluminada, que canta por todos nós".

;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário